Existe uma linha muito tênue, entre estar ajudando e atrapalhando, quando você brinca com sua criança no computador. Eis algumas dicas que muito ajudarão na hora de lhe dar alguma assistência.
- Concentre-se na criança - Sente-a no colo, assim ela se sentirá no controle do computador, ao mesmo tempo confortável e segura, pois sabe que você está cuidando dela. Se tiver crianças mais velhas por perto, permita que fiquem todos juntos.
- Deixe-a manusear livremente o mouse - Para torná-la mais segura durante a movimentação do mouse, coloque sua mão sôbre a mão dela. Se ela quiser, deixe que faça sozinha. Se perceber que está indecisa, torne a coisa dinâmica, e diga frases, tais como; "Ainda brincando com o mouse... Olha vou mostrar a você como fazer para...".
- Encoraje-a a se familiarizar com o teclado - Se a criança estiver procurando por uma letra, não aponte-a ou aperte-a você mesmo; ao invés disso, desenhe um círculo imaginário sôbre a área do teclado correspondente à localização da mesma, e deixe que ela use sua imaginação. Se a criança parar um pouco, pode ser simplesmente porque está pensando qual será seu próximo movimento.
- Aceite e motive-a à livre exploração - Caso sua criança queira tentar fazer alguma coisa, para ver o que acontece enquanto usa o programa, diga sempre;" Ok, vamos ver o que vai acontecer...", agindo assim você se tornará sua parceira favorita nessas horas.
- Seja flexível e trabalhe com criatividade - Explore as preferências inatas da criança. Se ela gosta uma atividade ou programa qualquer, crie situações novas em torno dessa atividade. Pergunte se ela gosta e aceite NÃO como uma coisa natural. Pergunte também por que ela não gosta, ou por que gosta, pois isso ajudará a compreendê-la ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário