Hoje em dia, com o crescimento espantoso das redes sociais em todo o mundo, essas midias sociais se tornaram mais que um simples ponto de encontro no mundo virtual. Sua vida online pode servir como vitrine para demonstrar como você é offline. Por isso, muitas empresas antes de contratar seus funcionários passaram a observar o comportamento de seus candidatos nas redes sociais.
Redes Sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter são os principais sites monitorados por consultorias e empresas em busca de funcionários. E a maneira como um candidato se comporta no mundo virtual pode ajudar a definir sua carreira.
Como candidatos a emprego continuam a usar as mídias sociais para as oportunidades, os recrutadores têm adotado táticas de recrutamento sociais que mudaram o negócio da contratação. No relatório anual Jobvite 2012 (http://recruiting.jobvite.com), empresa norte-americana de recrutamento online, foram coletados dados de 800 entrevistados norte-americanos entre maio e junho de 2012 para se criar um INFOGRÁFICO para analisar o que os profissionais de RH procuram nas mídias sociais. Os resultados trazem descobertas interessantes, como:
92% das empresas utilizou ou planeja usar recrutamento sociais
73% das empresas norte-americanas contratou um candidato através das redes sociais
73% das empresas norte-americanas contratou um candidato através das redes sociais
88% dos recrutadores afirmaram que gostariam de ver nas redes sociais dos candidatos fotos com empresas e organizações,
66% desejariam ver imagens de trabalhos voluntários.
Porém foi analisado também fatores negativos, e foi observado que alguns dos principais motivos de rejeitar aspirantes a uma vaga foi graças a fotos ou posts inapropriados, além de:
78% fazia menções a drogas ilegais
66% possuem posts com conteúdos sexuais
61% Textos com profanidades
54% erros de português
47% fotos consumindo bebidas alcoólicas
"Zelo com a imagem é fundamental neste ambiente", afirma Rogério Sepa, consultor da DBM, especializado em gestão de carreiras nas redes sociais.
Segue o resultado da pesquisa JOBVITE :
E você? Como está se comportando nas redes sociais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário