terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSOR 2.0 - USANDO A TECNOLOGIA EM PROL DO ENSINO.


Métodos ultrapassados de ensino, alunos desmotivados e professores avessos a mudanças, infelizmente essa é uma triste realidade ainda presente na educação do nosso pais. Neste cenário, surge a internet que está cada vez mais presente nos lares e nas vidas das pessoas, ultrapassando os limites dos computadores, chegando a celulares, smartphones, tablets, televisores, etc. No meio dessa avalanche de novas formas de comunicação e interação, estão os alunos, fazendo uso de algumas ferramentas disponíveis pela internet, como mensageiros instantâneos, redes sociais, blogs, entre outros, porém na maioria da vezes sem nenhuma orientação que possa contribuir de forma positiva para a educação dos mesmos.
 
Assim como a mídia televisiva, hoje a internet  exerce grande influencia sobre os indivíduos. Através de fragmentos de fatos, consegue mudar conceitos e derrubar opiniões já formadas e idealizadas, criando uma sociedade moldada a informações fragmentadas  e de pouco conteúdo. O dinamismo da internet, através de redes sociais, comunicação instantânea, permite uma avalanche de idéias que necessitam ser refletidas a todo momento.  Entretanto é relevante mencionar que a seleção de conteúdos e de recursos da web podem direcionar a informações construtivas e interessantes de serem trabalhadas no ambiente escolar. Para tanto o conteúdo proposto a ser trabalhado na web, deve ser selecionado e usado no sentido de instigar o aluno a percepção do que realmente a mídia deseja repassar através de determinada informação. A generalização nunca é positiva, uma vez que não há apenas positivo ou negativo. Neste sentido, as informações do mundo virtual, ou de outros meios midiático de informações (TV, rádio, revistas, jornais, etc) não devem ser consideradas apenas como boa ou ruim. Assim, considera-se que no mundo globalizado de hoje não apenas a internet, mas todas as formas de interações são ferramentas indispensáveis a serem utilizadas no ambiente escolar, pois permitem novas formas de ensino e podem proporcionar ao aluno o incentivo preciso para o interesse na leitura e produção textual e tantas outras formas de aprendizagem dentro ou fora da sala de aula.

Nessa nova forma de ensino os docentes mais do que nunca tem que ser e construir ponte, uma ponte que liga essa nova realidade aos seus alunos. Blogs e  Redes Sociais, por exemplo, podem ser essa ponte capaz de propiciar grandes benefícios aos seus alunos: ler, pesquisar e escrever. Ao fazer uso ou participar desses ambientes, o discente teria como hábito executar essas tarefas quase que diariamente. O resultado esperado  é que ao ler, pesquisar e escrever mais, consequentemente estaríamos formando pensadores, capazes de dar sua opinião e debater sobre os mais diversos assuntos, e principalmente, incutindo nesses alunos a vontade de aprender à aprender.
 
Os Professores 2.0 devem fazer uso contínuo e crescente dessas ferramentas e recursos tecnológicos, e como disseminadores do conhecimento, precisam inovar e ousar em sala de aula, usando a tecnologia que está cada vez mais presente no ambiente escolar, como uma aliada capaz de proporcionar benefícios incríveis e auxilia-lo a aguçar a criatividade de seus alunos, tornando-os pensadores ativos e participativos e não apenas espectadores.


ELEANDRO GOULART GONÇALVES. Administrador, Professor.  Pós-Graduado em Administração Empresarial: Gestão Financeira e Logística. Experiência em administração empresarial no setor de TI, proficiente em informática, setor em que atua a mais de 12 anos.  Saiba mais, acesse: http://eleandrogoulart.blogspot.com.br 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário